Conheça a História do

Sobre o CAEB

Conheça o CAEB - Centro Ambiental Edoardo Bonetti

Localizado em São José dos Campos, no interior de São Paulo, o Centro Ambiental Edoardo Bonetti (Caeb) foi inaugurado em 2017 e constitui-se de um núcleo de divulgação de cultura e conhecimento nas áreas socioambiental e artístico-cultural.

Idealizado pelo casal Ema Ely Salomão e Edoardo Bonetti, em pouco tempo tornou-se referência no Vale do Paraíba em projetos que buscam suprir a vacância da educação ambiental, cultural e artística.

Com mais de 40.000m2, o complexo conta com duas áreas de atuação. Sob coordenação do Engenheiro Florestal Rogério Mazzeo, na área ambiental são desenvolvidos diversos projetos, dentre eles a Embaixada da Natureza, a Trilha Ecológica, o Meliponário, a Horta PANC, a Identificação de Aves, pesquisas sobre o reino fungi, sistemas agroflorestais para o bioma Cerrado/Mata Atlântica e cursos de gastronomia para alimentação saudável.

Com uma rica programação que envolve música e artes, a área cultural, coordenada pela Musicista e Doutora em Música Raquel Aranha, conta com uma programação com concertos, masterclass, palestras e Residência Artística.

Fotos por: Danilo Ferreira

01.

Missão
Inserir sócio e culturalmente crianças, adolescentes e adultos, por meio de atividades e ações socioeducativas e musical, despertando talentos e transformando realidades.

02.

Visão
Ser reconhecido como uma instituição de excelência, a fim de multiplicar, divulgar e ampliar polos de atividades símiles no território nacional.

03.

Valores
Excelência, disciplina, respeito, criatividade, convivência, senso colaborativo em grupo, ética, transparência e igualdade nas relações.

Nossos Valores:

Foi reconhecido como Ponto de Cultura através da plataforma da Rede Cultura Viva, nos termos da Lei n. 13.018, de 22 de julho de 2014 (Política Nacional de Cultura Viva), e da Instrução Normativa MinC n. 08, de 11 de maio de 2016 que a regulamenta.

Também foi declarado Utilidade Pública, de acordo com a Lei n. 10.401, de 10 de novembro de 2021, e está regularmente registrado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CDMCA de São José dos Campos, sob o Nº 174, desde dezembro de 2021.

Ponto de Cultura e Utilidade Pública